segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESPAÇO + ECO

ESPAÇO
«um escaravelho cego caminha sobre o globo
sem perceber que o seu caminho é curvo,
eu tenho a sorte de perceber isso»,
Einstein
Gozemos o prazer da curva,
a linha dum verso, acompanhando
a Terra na sua viagem,
pelo Espaço.

ECO

saindo, na margem
da escrita, um vazio
externo à folha: eco

3 comentários:

  1. No "prazer da curva", vive o Poeta a vertigem da escrita.
    "Gozemos", pois! Trata-se de um desafio sedutor, ao qual só "um escaravelho cego" pode ficar indiferente.
    Na segunda estrofe, sinto o "eco" como um lugar vago à espera do leitor e que só este pode ocupar, embora nem sempre tenha "a sorte de perceber"...

    Um abraço
    Maria João Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Francisco, imagino o sofrimento do escaravelho prevendo a cada passo o abismo.Com certeza ele poetava enquanto caminhava, a poesia é consoladora.
    Ainda bem que o vazio é externo à folha, sendo assim o centro é compacto de versos que ecoam pelas curvas prazerosas. Arrepiante sua escrita!
    No Brasil vespera de feriado prolongando a rotina muda. Boa semana recheada de poesia!
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  3. Maria João, bbrian,

    DESTINO DO ECO
    Muito bom encontrar duas amigas que me presenteiam com sua companhia e palavras capazes de prender a minha tenção e dar lugar à história onde hoje encontro o primeiro destino do eco… Eco que assume milhentas formas, por exemplo, ontem há noite deixou uma simples frase onde “compus” um texto completo. Quase que ainda a sei de cor ao por_menor… das unidades mínimas e mais intimas “as partes”, como um todo marcando o teXto em toda a sua textura, na crença de nele existir te¬_sou_ro…
    É por aqui que a escrita ‘se’ escreve, onde a palavra se inscreve, circunscrevendo uma circum-navegação à ideia esférica duma forma perfeita: onde – na sua periferia – estaremos sempre à mesma distância dum centro. Esse ponto, o Gozo, é o ponto G :))
    O título é “passos”, será o passo seguinte!
    Uma boa noite, a_braços!!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.