sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FV - FC

De ontem para hoje, mais três comentários a comentar, a agradecer!
Na senda duma ideia já apalavrada, compor poesia, chegar à Poesia, procurar o género... duma forma geral... fazê-lo procurando "comentar" um texto. Dito o pretexto, vamos ao texto.

ESSENCIAL

I
Começo e continuo ...

1
enquanto prepara
Alcachofras com Cogumelos
eu tenho um "dejá vu" e escrevo nu
este despir das palavras feito duns versos
onde somos sensíveis à Língua
tornada corpo e sangue
circulante
2
da atenção
até ter os confins
do espectro luminoso
a mergulhar ...
3
ter-te na memória
aquece-me o sangue
dou por mim a escrever
4
para te agradar
digo eu talvez apenas
para desvalorizar o impacto
5
espero agora
apenas... que o poema acabe

II
Recomeço e ... ter_mino

1
mesmo esquecido
dos pretextos quais eles
nós não temos uma outra coisa
a não ser sermos os nossos pretextos
e com eles fazemos nossos textos
2
meu pretexto está aqui
onde for lido por você do modo
como um touro é lidado com a arte
ou falta dela por quem enfrenta
a leitura nos olhos do bicho
3
deixo-me ser um capote
ou a capa segura pela espada
onde se segura durante toda a lide
...
4
o rufar das cebolas ao lume e
sei que teu coração é
um abrigo aconchegante e acolhedor
5
como nada existe de um só lado
o tempo da virgindade verbal
dá-nos um namoro eterno
como amigos virtuais
somos cósmicos

Final
III

1
é sempre cómico
querer dizer tudo e tudo
dizer com uma mímica completa
de gestos e expressões
incompletas
2
nem podia ser de outro modo
sempre que se mude
uma coisa
e
ela até pode ser insignificante
3
ela até pode ser insignificante
e
tornar-se-á
tão essencial como
respirar (apenas num exemplo)
 
{Por trás deste texto, tenho por pretexto...

«Francisco..Você sabe que pode deixar os pretextos de lado. Somos amigos virtuais cósmicos, ou seja somos namorados eternos, desde o tempo da virgindade verbal. E como nada existe de um lado só, sempre estarei com você, e se um dia esta nave resolver pousar em algum lugar, sei que teu coração será um abrigo aconchegante e acolhedor, e aí então, juntos poderemos escutar o rufar das cebolas ao lume, enquanto preparo Alcachofras com Cogumelos.» FV}

3 comentários:

  1. Só para agradecer...já tinha comentado.:)
    Acho que vou começar a agradecer os comentários no meu blog:)
    Bom domingo, amigo Francisco!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Nossa.... a história do NOVO AMOR... o Amor unico que a poesia revela... o virtual cósmico dessa apaixonante que devora: a história... registrada sob os olhos que a poesia aprova!!!



    É belíssimo...!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.